Nosso endereço
Fazenda Ouro Verde - Estrada Guarani-Três Vendas, Zona Rural, Guarani/MG, 36160-000  - Brasil
 
E-mail (SAC)

contato@alambiqueguarani.com.br

© 2019 Alambique Guarani
Horário de funcionamento

Segunda a sábado:

10:00h às 16:00h

Whatsapp
Comercial
(32) 99942-1062
Delivery (Juiz de Fora)
(32) 3232-6400 ou
(32) 3218-6529

TONÉIS, DORNAS E BARRIS

Carvalho

 

O tradicional carvalho não faz parte da flora brasileira. Embora importado, o carvalho europeu é bastante utilizado e desejado ao envelhecimetno do destilado brasileiro, pois propicia coloração amarela e sabor que lembra old whisky, por causa do malte impregnado nos barris. Mas existe o carvalho americano, que além de ter características semelhantes ao primo nativo do velho mundo, possui grande oferta nos Estados Unidos.

Fonte: FERREIRA, José Lúcio Mendes. Cachaça, o espirito Mineiro. Belo Horizonte: Ed. do Autor, 2013.

Amburana, umburana, imburana-de-cheiro ou cerejeira

 

 

A amburana, também referida como cerejeira, imburana, umburana, cumaré e cumaru-do-ceará, é planta nativa em diversos estados brasileiros. Está presente em toda a caatinga do Nordeste do país, no Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Em outros estados, estudos indicam a existência de variedades similares, como a Amburana acreana (Amazonas, Acre e Rondônia).

 

Estudos indicam que os efeitos sensoriais da amburana sobre a cachaça são muito apreciados e guardam certa semelhança com o carvalho. Já foi demonstrado que a lignina da amburana é rica em ácido vanílico, um importante componente do aroma dos destilados armazenados em carvalho.

 

Abaixa a acidez da cachaça e diminui o teor alcoólico, tornando a bebida mais suave, que ganha cor amarela e aroma adocicado.

Fonte: FERREIRA, José Lúcio Mendes. Cachaça, o espirito Mineiro. Belo Horizonte: Ed. do Autor, 2013.

Jequitibá, jequitibá-rosa, jequitiba-vermelho, pau carga (PE)

 

Madeira nacional, nativa da Mata Atlântica, ocorre de Pernambuco a São Paulo. Não altera o sabor nem a cor da cachaça, mas elimina o leve gosto de bagaço de cana, comum à grande parte dos destilados novos.