Nosso endereço:
Fazenda Ouro Verde - Estrada Guarani-Três Vendas, Zona Rural, Guarani/MG, 36160-000  - Brasil
 
E-mail (SAC):

contato@alambiqueguarani.com.br

© 2019 Alambique Guarani
Horário de funcionamento

Segunda a sábado:

10:00h às 16:00h

Whatsapp:
(32) 99942-1062
GARANTIA DA QUALIDADE

 

Desfrutar de bons momentos degustando as cachaças produzidas no Alambique Guarani é prazeroso e isso se deve aos atributos de qualidade adquiridos ao longo do processo de fabricação, totalmente controlado.

 

Toda a equipe do Alambique Guarani está continuamente preocupada em manter um produto único, padronizado, seguro e inigualável!

 

Para garantir todas estas particularidades que encantam todos aqueles que provam a cachaça não medimos esforços. Para mostrarmos que fabricar cachaça mantendo a tradição secular, agregando tecnologias e ordenação, requer dedicação e muita paixão, convidamos você para conhecer os cuidados com nosso processo de fabricação.

CUIDADOS DURANTE O PROCESSO DE FABRICAÇÃO

 

1 - Colheita da Cana

A determinação do ponto de maturação da cana é realizada através da leitura do “brix”. Esta análise permite estimar o percentual de açúcar presente, pois, na cana madura, cerca de 95% dos sólidos totais correspondem ao açúcar. Toda cana colhida é utilizada no mesmo dia, assim o tempo entre colheita e utilização da cana não excede o tempo total de 12 horas, o que garante a manutenção das propriedades da cana e a qualidade da cachaça.

 

 

2 - Moagem

Ao chegar ao alambique a cana é descarregada, lavada, escorrida e armazenada na sombra.

 

 

3- Padronização

O caldo fresco passa por um decantador de inox e por telas de filtragem que retiram todas as impurezas sólidas que possam existir, seguindo então para a padronização,onde é rigorosamente controlado,ajustando-se o teor de açúcar (brix), a acidez, o pH e a  temperatura.

 

 

4 - Fermentação

Nossa fermentação é rigorosamente monitorada e não usamos nenhum tipo de aditivo químico. O tempo de trabalho do nosso fermento é de 18 a 24 horas gerando um vinho de cana de ótima qualidade e que transfere à cachaça propriedades sensoriais superiores.

 

Além de contar com um bom fermento, é importante garantir que ele tenha as melhores condições de desenvolvimento, por isso, durante a fermentação controlamos o processo para garantir que tudo esteja correndo conforme planejado, até o final da fermentação.

 

 

5 - Destilação

O caldo de cana fermentado, conhecido como vinho, é composto por uma mistura de diversos componentes que devem ser separados através do processo de destilação.

 

Nossa destilação é feita em alambiques de cobre com funcionamento à vapor. As frações do destilado Cabeça, Coração e Cauda são rigorosamente separadas onde somente o Coração segue para nosso armazenamento e envelhecimento.

 

A destilação é uma etapa criteriosa e que exige muito cuidado. Durante todo o processo controlamos a temperatura e o teor alcoólico do caldo para permitir a separação do Coração, que será destinado a produção de nossas cachaças. Ao separarmos o Coração realizamos a análise de residual de cobre e de acidez para identificar se os parâmetros encontram-se dentro dos padrões estabelecidos para garantir a segurança do produto.

 

 

6 - Armazenamento e envelhecimento

Nossa cachaça repousa em ambiente controlado, em Dornas de Amburana, Jequitibá Rosa e Inox, onde permanece por no mínimo um ano, adquirindo sabor e suavidade incomparáveis.

 

O envelhecimento ocorre em Tonéis de Carvalho, sendo a temperatura e a umidade controladas para uma perfeita harmonia entre a cachaça e a madeira.

 

 

7 - Filtração

Esta fase do processo é essencial para a qualidade de nossas cachaças que passam inicialmente por um filtro de troca catiônica, que elimina os metais pesados que porventura estejam presentes e em seguida um filtro de polimento confere toda a suavidade e pureza às nossas Bebidas. Após a filtração, nova análise é realizada no produto e desta vez ocorre uma análise de todos os compostos controlados na cachaça:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8 - Engarrafamento

Periodicamente nosso Master Blender analisa sensorialmente a bebida e define o momento certo da liberação da cachaça para o engarrafamento, que ocorre de forma controlada, em equipamento e ambiente propícios para a atividade, e que permitem manter a qualidade e segurança do produto.

APROVAÇÃO DO MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO (MAPA)

 

Junto com o sonho de construir um Alambique surgiu a preocupação em fazê-lo de forma que atendesse a todos os requisitos legais para produção e comercialização da cachaça. Neste momento a equipe envolvida no projeto passou a se dedicar ao estudo das particularidades deste negócio e quando tudo ainda estava no papel buscamos contatar os órgãos responsáveis pelas regularizações legais e este contato inicial foi fundamental para garantirmos que nosso fluxo de produção ficasse eficiente. Assim que o projeto tomou forma física, recebemos o Registro de Estabelecimento emitido pelo Ministério da Agricultura número MG 90864-9, além dos registros de todas as cachaças produzidas no Alambique Guarani nas nossas marcas: Dom Bré e Costa Rica.

 

Este registro é obrigatório e significa que o Alambique Guarani segue todos os conceitos de Boas Práticas de Fabricação (BPF), de cuidados com a saúde e segurança ocupacional dos colaboradores e de respeito ao consumidor, estabelecidos pelo Ministério da Agricultura. O número do Registro do produto está sempre impresso no rótulo da cachaça.